Programa Centro Janusz Korczak – Nina Korall

slider3

“O mundo que deixaremos para nossos filhos depende dos filhos que deixaremos para o nosso mundo”

 

A Associação Novolhar lançou no dia 25 de Outubro de 2015 o seu novo programa de educação inclusiva. O Centro Januzs Korczak | Nina Korall, voltado para a informação, comunicação e defesa de direitos de crianças e adolescentes dos 06 aos 15 anos, advindas de famílias de baixa renda residentes majoritariamente em cortiços e ocupações no Bixiga, região central de São Paulo. Nossa capacidade de atendimento é de 120 crianças e adolescentes/ano.

O programa visa contribuir para o desenvolvimento de potencialidades e a ampliação do universo informacional e cultural, contribuindo também para a melhoria da qualidade da educação no Brasil por meio da criação de uma tecnologia social inovadora e interdisciplinar, baseada nos ensinamentos do educador polonês Januzs Korczak.

O Centro Januzs Korczak | Nina Korall é dividido em três eixos: Vida Saudável, Cidadania e Educomunicação.

 

Vida Saudável

Conduzida pela bióloga Maluh Barciote, pós-doutora em Saúde e Alimentação Pública, Ética e Sustentabilidade pela Universidade de São Paulo

Cidadania

Apoiado pela PUC-SP

Educomunicação

Desenvolvido pelos estudantes do curso de graduação em Educomunicação da ECA-USP e supervisionado pelo profº Claudemir Edson Viana, educomunicador da CCA/ECA/USP.

 

Centro Januzs Korczak | Nina Korall

“No início da década de 90 do século passado conheci a Nina Korall, uma mulher maravilhosa que batalhava incansavelmente para a criação do Instituto Janusz Korczak. Foi ela quem solicitou a produção de um vídeo que seria utilizado para sensibilizar as pessoas na busca de apoio para a realização de seu sonho. Minha contribuição, foi doar o vídeo para a Instituição, que na época tinha intenção de construir uma sede.

Nas pesquisas para a realização do roteiro, e posteriormente, durante a produção, fui conhecendo e me apaixonando pela história e a pedagogia de Korczak.

Treze anos depois, a Prefeitura de São Paulo me ofereceu a parceria para administrar um centro de crianças e adolescentes de seis a 15 anos. Naquele momento, senti a necessidade de colocar em prática as idéias de Janusz Korczak.

O nome dado ao projeto foi Um Novolhar sobre o Bixiga, região onde está situada nossa instituição.

Hoje, depois de 11 anos de atividades, decidi homenagear a Nina Korall e a Janusz Korczak, renomeando o Centro para Crianças e Adolescentes, que certamente os deixaria bastante felizes, pois tenho certeza que estamos nos dedicando para a construção de um mundo melhor.”

Paulo Santiago- Fundador da Associação Novolhar

 

Apoio Universitário

USP – Disciplina de Educomunicação da ECA

PUC – SP – Nas disciplinas de Psicologia, Serviço Social e Educação

FGV – SP – Economia doméstica

 

Organizações Parceiras

Barong – Prevenção à gravidez precoce e doenças sexualmente transmissíveis

Mahã – Vida saudável, comida, corpo e cultura

Probono – Plantões jurídicos

Studio Novak – Melhoria do espaço físico

 

FAÇA PARTE DESTE PROJETO