Blog

Projeto Conexões Cidadãs: Novolhar reúne comunidade em prol da conscientização do lixo

Dezenas de pessoas, entre crianças e adolescentes do tradicional bairro do Bixiga, em São Paulo, se reuniram, no último 14 de abril, em uma mobilização de conscientização sobre o descarte correto do lixo. A atividade marca a consolidação do projeto Conexões Cidadãs, encabeçado pela Associação Novolhar, cujo objetivo é engajar crianças e adolescentes em atividades que reforcem a ideia de que a comunidade, quando unida, pode fazer grandes transformações.

A ação, realizada nas ruas Santo Antônio, Treze de Maio e São Vicente, foi organizada em parceria com a TecBan e teve apoio da Prefeitura Regional Sé, do SASF Bela Vista, do Teatro Incêndio, da INOVA e da LOGA, empresas responsáveis pela limpeza e coleta de lixo em São Paulo, além da escola municipal Celso Leite Ribeiro Filho.

Os voluntários se engajaram em atividades, coordenadas por artistas, e distribuíram uma cartilha explicativa com informações acerca do descarte consciente de detritos. A região sofre há algum tempo com o excesso de lixo jogado de forma incorreta nas calçadas, o que acarreta em inúmeros problemas para quem mora e transita pela ruas do bairro.

A cobertura do evento foi feita por uma equipe de TV da Associação Novolhar, formada por crianças e adolescentes que frequentam a instituição, e por alunos da escola municipal Celso Leite Ribeiro Filho, que produziram reportagens e fotos para um jornal da escola. O projeto editorial é coordenado pelos professores Eduardo Casanova e Fausto Keith, responsáveis pelas salas de leitura e informática do colégio.

A Bateria 013, que trabalha em prol do resgate do samba, foi responsável pela trilha sonora da ação, que começou às 9h da manhã e terminou às 13h. Os voluntários ainda colaram cartazes nos estabelecimentos comerciais da região com informações sobre os horários corretos do descarte do lixo e também da coleta de entulhos, que acontece aos sábados.

Para saber mais sobre o projeto Conexões Cidadãs, acesse a página do Facebook da Associação Novolhar ou os perfis da organização no Twitter e no Instagram.

No Comments Yet


Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *